Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Abaporu










Tarsila do Amaral

Abaporu é um quadro em pincel sobre tela da pintora brasileira Tarsila do Amaral.
Hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA). Abaporu vem dos termos em tupi aba (homem), pora(gente) e ú (comer), significando "homem que come gente"[1]. O nome é uma referência à antropofagia modernista, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira. Foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Tarsila de Amaral valorizou o trabalho braçal (pés e mão grandes) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior importância na época.

Sou fascinado por esse quadro. Tenho dois na minha biblioteca particular. Pedi ao pintor uma cópia, mas, como não observou, fez o Abaporu do lado direito do cactos, porém ficou bonito, então pedi para ele fazer do outro lado, por isso fiquei com dois.
Tive a idéia de postar no blog para alegrá-lo, mas, apesar de no princípio ninguém ter comentado, fiquei surpreso quando consultei as postagens mais acessadas e vi que ele é disparadamente o mais visto. Agora já tem comentário. Estou pondo um texto para ajudar os visitantes nas pesquisa a entender sua história.

Fonte: wikipedia.

9 comentários:

  1. Amo muito as obras da tarsila do Amaral !!!
    Na minha opinião, essa, é a melhor de todas as obras dela !

    ResponderExcluir
  2. Tamiires, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Dos quase mil acessos, você foi a única que o fez.

    Grande abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou admiradora do Abaporu.
    Aqui li a melhor explicação.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. BENTO, GOSTEI DA HISTÓRIA DO ABAPORU, GOSTARIA MESMO ERA DE PINTAR QUADROS IGUAIS OU MAIS INTERESSANTES QUE ESTE E VENDE-LOS COM O MESMO VALOR. POR FAR EM COMENTÁRIOS, VOCÊ LEITOR QUE GOSTA APENAS DE LER, DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUJESTÃO, ELES SÃO IMPORTANTES PARA O AUTOR CONTINUAR NOS ENVOLVER COM SEUS CONTOS E POEMAS...

    ResponderExcluir
  5. BENTO, GOSTARIA DE GANHAR ESSE QUADRO DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO E FAZER UM LEILÃO, E COM A RENDA PODER AJUDAR ARTISTAS TALENTOSOS QUE NÃO TEM OPORTUNIDADE DE EXPOR SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  6. gosto demais dos quadros de tarcila, faço varios trabalhos de arte baseados nos quadros dela sao os melhores...
    parabensss

    ResponderExcluir
  7. Sou professora e usei o quadro para inspirar os meus alunos a admirar o "imperfeito". A obra é muito linda e nos leva a uma reflexão significativa: o trabalho braçal é valorizado no Brasil?

    Abçsss Maíra

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe que música está relacionada a esta obra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei de alguma musica
      eu tambem acho o abaporu mt bonito,estou fazendo um trabalho sobre ele

      Excluir