Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

UMA COMÉDIA DIVINA

Desenho de Taciane, minha filha de cinco anos.
Eram dez para dezoito horas. Adônis estava quase atrasado. Correu até à parada de ônibus para ir à casa de Isolda, sua namorada. A pressa era em razão de a condução (interbairros) passar exatamente às dezoito horas, e só passaria novamente meia hora depois. O trajeto é longo, pois ele morava no bairro do Coroado (zona leste), ela, na Compensa (zona centro-oeste, tendo o Bairro do Centro como referência), apesar da azáfama, não esqueceu o livro que sua namorada lhe emprestara, ou melhor, fizera levá-lo para ler. Trata-se do clássico “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Isolda fazia o curso de Letras na Universidade Federal do Amazonas. Gostava muito de leitura, sobretudo dos autores clássicos gregos e latinos. Era uma jovem com vinte anos apenas, bonita e inteligente; cabelos lisos, típicos das amazônidas, olhos pretos amendoados, nariz médio afilado, rosto oval e cútis morena cor de jambo. Adônis também era jovem, com vinte e dois anos. Estatura acima da média, corpulento, pele branca, cabelos caracolados e olhos castanhos claros, descendente de nordestino. Depois de concluir o ensino médio, não quis mais saber de ler nem de estudar. Mas Isolda o aconselhava e o incentivava sobremaneira a estudar ou ler alguma coisa principalmente o que estava lendo e julgava interessante.
Adônis estava aproveitando o feriado de Sexta-Feira Santa para se encontrar com Isolda, pois ele trabalhava no distrito industrial da capital e só podia vê-la nos fins de semana. Apesar de ter folga à noite, não se viam porque ela estudava em curso noturno. Ia levando o livro (pela terceira vez) para devolvê-lo, mas Isolda perguntava sempre se ele o tinha lido; quando resposta era afirmativa, ela, então, queria saber do enredo, se ele não soubesse, mandava-o levar de volta. E, neste dia, ele tinha somente lido cinco laudas. Achou muito complicado entendê-lo porque estava em verso. Mesmo assim, tentou novamente devolvê-lo.
-Oi!
-Oi!
-Eis seu livro.
-Leu todo?
-Sim. Li.
-Duvido!
-Ah, não li não. Você sabe que eu não tenho hábito de leitura. Já deixei de estudar com preguiça de ler. Ainda mais um calhamaço desse e supercomplicado assim...
-Ah, não diga isso, amor... Ler faz bem à alma, a leitura é o alimento para o espírito. Assim como precisamos alimentar nosso corpo, necessitamos também manter o intelecto ativo através do exercício mental que praticamos ao ler.
- Mas dizem que ler muito deixa a pessoa doida.
-Não... Você sabe que isso é crendice. É só pretexto para justificar o marasmo mental para não ler. Nunca vi nem ouvi falar de alguém que enlouqueceu por causa de leitura.
-Não vou mais levá-lo!
-Ah, lhe falei que quando ler o “Primeiro Canto”, vai gostar. Um livro nos ensina muito, liberta e nos desperta para o conhecimento do mundo e da vida, aumenta nosso vocabulário, e ainda nos prepara para sairmos de uma série de situações embaraçosas com as quais nos deparamos no cotidiano.
-Táá! Tudo bem, eu levo novamente.
E assim ela o convenceu  (outra vez) de levar o livro para ler. Já eram vinte e três horas quando ele se despediu de Isolda e se dirigiu para a parada de ônibus que ficava um pouco distante. Ao se aproximar de um beco penumbroso, foi interpelado por uma gangue armada que o cercou:
-Parado aí, otário!
Adônis, atônito, não falou nada. Apenas levantou os braços a partir dos cotoveles.
-Queremos tudo que você tem aí! Ordenou o líder, olhando para ele e observando o livro grande de capa preta  embaixo do braço esquerdo de Adônis. Ele vestia uma camisa manga longa cinza de cambraia, calça e sapato pretos.
-Você é crente?
-Sim! Sim! Sou.
-Então, pode ir embora. Não mexo com essa gente. Mamãe também é. E hoje é Sexta-Feira Santa, fazer mal para vocês dá um azar danado.
Adônis saiu quase correndo, prometendo para si próprio ler o livro todo, ao chegar à sua casa e já começou a lê-lo no ônibus.


Fiz este conto para incentivar a leitura e homenagear a obra "A DIVINA COMÉDIA" de Dante Alighieri.


11 comentários:

  1. Bento, bela homenagem ao Dante Alighieri e bom incentivo à leitura.
    Ah, o desenho da Taciane também ficou ótimo.

    Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bento,
    A solução encontrada para o final foi bem sacada, você está de parabéns.
    E de parabéns está também a Taciane, que pelos vistos é o orgulho do pai!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Então a Taciane voltou a pintar o sete no blog?
    Gostei do conto.
    Bem escrito e com um fim inesperado.
    Assim que é bom.
    Demora a escrever, esta é a única critica.
    Devia escrever com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Bento!
    Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura são muito mais que bem-vindos.
    Beijos e Ótima Semana.

    ResponderExcluir
  5. Se funcionou com Adônis deve funcionar com outras pessoas....rs
    Mas te confesso, que em outras epocas iniciava este livro e não conseguia ir adiante. Agora estou amando, e olha que nem precisei ser assustada por uma gangue...
    A proposito, vc é professor de que disciplina?
    Sempre que a Nanda (minha filha) quer fazer alguma telinha ou trabalho com cores, eu penso na Taciana.
    Beijo pra ela.
    Otima noite pra vc.

    Abç

    ResponderExcluir
  6. Muito bom... aprendi no teatro que agente deve observar as obras de artes (pinturas, desenhos) e viajar na imagem tentando sentir o que o autor quiz passar pra gente... muito bom o desenho da sua filha, de vez enquanto eu venho aqui e observo os desenhos... Muito bom!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Também não tinha o hábito de ler um livro inteiro, sempre que começava não passada do meio dele.
    Ou perdia o interesse ou alguma coisa o desviava.
    Mas a pedido de uma pessoa, eu peguei um e li todo e gostei.

    Aliás, Adônis, muito usei esse nome há uns anos a traz quando fiz um estudo inteiro do Aurélio e descobri muitas palavras interessantes.

    Obrigada pela visita em meu blog, sigo te lendo.
    Boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
  8. O conto é muito bom mesmo.
    Depois de vários comentários inteligentes acima eu nem tenho o que falar.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS,O DESENHO DA TACIANE FICOU ÓTIMO, E MELHOR AINDA O CONTO. ESPERO QUE CONTINUE SEMPRE ASSIM, COM INCENTIVOS A LITERATURA E A ARTE.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bento.
    Vim te dizer que o endereço do link do Êxtase mudou e agora eu sou a dona dele.
    Peço encarecida mente que mude o link dele nos blogs que o Literatura recomenda,para
    http://extasenolimiar.blogspot.com/

    Eu, Karine, ex dona do Pensamentos em Fragmentos, rsrs
    Sigo te lendo e bom começo de semana !

    ResponderExcluir
  11. Caro Bento !!!
    Como faço para incentivar a leitura em meus pimpolhos?
    Compartilho com vc o gosto pela leitura, mas os meus filhos ...
    Felicidades p/ Taciane.

    ResponderExcluir