Total de visualizações de página

sábado, 26 de maio de 2012

Poesia, poema, poeta e poetisa

Desenho de Taciane, minha filha com seis anos.


Alunos, leitores e amigos costumam me perguntar o que são poesia, poema, poeta e poetisa, diante disso, resolvi fazer esse texto tentando ser o mais objetivo e didático possível para que eu lhes faça assimilar o assunto. Para quem tem referências literárias será fácil, mas quem não  tiver será um pouco mais dificultosa a apreensão do assunto por ser um tanto complexo.


Desde pequenos, ouvimos falar em poesia, que alguém sabe fazer poesia, o poeta lançou seu livro de poesias, o professor declamou uma poesia e etc., e o conceito vai fixando em nossas mentes, todavia, não nos preocupamos com sua verdadeira definição. Quando vamos ao dicionário, deparamo-nos com termos vagos como: “poesia é uma composição poética de pequena extensão”; ou “poesia é arte de compor ou escrever em versos”. Até aqui ainda não temos uma definição ou conceito sobre poesia e sim uma noção (imprecisa). Então, ao recorrermos à teoria literária, percebemos que ainda, deveras, há muito o que se aprender sobre poesia, em razão de sua complexidade. A Teoria da Literatura define poesia como um gênero literário, que pode ser dividido, nas categorias épica, dramática e lírica. Também conceitua como experiência cósmica do poeta, a soma de sua obra. Poesia pode ser também o conjunto do fazer poético em certo tempo ou espaço. Enfim, as definições são diversas e, muitas vezes, subjetivas. Enquanto o poema, para a definição ficar mais didática, é uma das maneiras em que a poesia se manifesta; é a composição, um conjunto de versos dispostos sob certos preceitos literários ou arbitrariamente pelo poeta. Poesia e poema são termos totalmente distintos, ou seja, existem independentes um do outro, mesmo que venham da mesma raiz grega (poesia: fazer; poema: o que se faz). É possível haver um poema desprovido de poesia, mas é um poema (e há muitos por aí). Como também existe poesia sem poema. Há poesia no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, em O Crime de Padre Amaro, de Eça de Queiroz, no Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosas, na obra de Van Gogh, na Monalisa, de Da Vinci, no quadro o Abaporu, de Tarsila do Amaral, num pôr-do-sol no rio Amazonas, numa paisagem, no céu estrelado, enfim, em tudo que é belo, pois poesia é uma unidade de valor e beleza. Enquanto que o poema, que contém poesia, traduz em vocábulos o que o poeta-artista distinguiu no ser da poesia, que pode ser traduzida em música, a poesia das imagens, a poesia que dispensa palavras e fundamenta a linguagem. Não é somente pela forma que a poesia se expressa, mas também pelo conteúdo. Pelo simples fato de fazermos um poema rimado, não quer dizer que tenha poesia, de igual forma, um texto em prosa, é possível, sim, conter poesia. Já vi muitos livros intitulados de “Poesias Completas de Beltrano”, isso é um equívoco, uma vez que a poesia é única. Deveria ser “Obra Poética completa de Sicrano”. O grande poeta mexicano, Octavio Paz disse: “se o homem se esquecesse da poesia, esquecer-se-ia de si próprio. Voltaria ao caos original”.
               O poeta é simplesmente o artista que engendra, compõe e faz obra poética, ou seja, uma obra que contenha poesia, que é algo de grande valor, beleza e sabedoria. Em virtude de o poeta declamar, têm sinônimos de cantor: bardo, trovador, lírico, versejador, rimador e quejando.
 Poetisa, segundo a didática do dicionário, é “uma mulher que faz poesias”. No entanto, não é uma palavra eufônica para designar alguém que faz algo tão grandioso, porque, a princípio, tem-se a impressão de que o termo “poetisa” designa a esposa do poeta, como: embaixador=embaixatriz (mulher embaixador) profeta=profetiza (mulher que faz profecias), papa=papisa -feminino de papa- (sabe-se que nunca existiu uma). Diante disso, a palavra poeta é usada há muito e em larga escala na forma comum de dois gêneros, a saber, o poeta, a poeta. Talvez aceitem a sugestão na próxima reforma gramatical. Em suma: poesia: unidade de valor, beleza e sabedoria; poema: uma das inúmeras formas em que a poesia se manifesta, poeta: alguém que sua obra contém poesia e poetisa é (indevidamente) o feminino de poeta.


Referências bibliográficas:
O TEXTONU - Zemaria Pinto;
Dicionário Houaiss – Antonio Houaiss;
Dicionário Aurélio – Aurélio Buarque de Holanda;
DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIO – Massaud Moisés;

                                            


33 comentários:

  1. Até para uma pessoa leiga como eu ficou fácil de entender com sua explicação professor.
    Boa aula.
    Uma semana levinha para vc amigo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bento. Eu amei o texto explicativo e fiquei super interessada na
    explicação que você deu.
    Realmente achei que você explicou de um modo simples e inteligível.
    Eu não costumo me rotular, pois francamente não sei como o faria, então deixo para as pessoas fazerem isso, contudo, eu gostaria de saber no que me enquadro de fato.
    Penso que talvez eu possa estar incluida em uma mistura(se é que isso existe), ou em nada do que você descreveu. Só sei que eu escrevo, e não quero de modo algum parecer pedante, por isso a compreensão do que fazemos é muito bom.
    Se você lesse tudo o que postei e definisse, eu ficaria extremamente aliviada.
    Parabéns, amigo. Saudades de ti.
    Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. Bentinho,
    excelente! Confesso que muito já fiz confusão dos termos.
    Quanto a poeta/poetisa, ainda hoje uso o poetisa, mas concordo totalmente com tua exposição a respeito.
    Lindo o desenho da Taciane, tem poesia nele! :)
    E teu texto ficou muito didático e fácil de entender, repetindo aqui as palavras da Helen, porque é fato mesmo.
    Ótimo domingo, grande abraço para ti e família! Beijos na Taci!

    ResponderExcluir
  4. Bento,
    Um post pertinente e mais que justificado.
    Dê os meus parabéns a sua filha Taciane. Temos ilustradora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. A poesia invade a expressão extraverbal da Taciane! E, com aulas didáticas do papai, em breve teremos a ação verbal na ilustração dela! Excelente, Bento! Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  6. Ola Amigo Bento!
    Obrigada pelo compartilhamento desta aula!!
    Um beijo mais especial a Taci.. esta precoce artista!!

    bj..bom domingo!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bento!

    Sem muito a acrescentar, sua explicação está perfeita, muito didática e clara. Apenas recordei dos tempos da faculdade quando falávamos dos conceitos de "estética" e "beleza" e depois passávamos às obras clássicas - Ovídio, Virgílio, Milton e por aí vai.

    Abraço! E o desenho da Taciane tá bem legal! :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Bento grande amigo,

    Uma aula que vale ouro, eu por vezes digo poetisa, mais sei que estava errando mais não tinha certeza. Agora sei que poeta vale para os dois gêneros.
    Você explicaste divinamente. Obrigada pela aula!
    Adorei o desenho da sua filhota, acho que essa parceria vai ser sucesso.

    Parabéns amigo!

    Grande abraço!
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca soube também diferenciar poema de poesia. Dei umas pesquisada, mas mesmo assim com dificuldade. Mas quando escrevo na real nem me grilo muito nisso. As palavras saem e ela que se transformam na denominação que quiserem. Hehehe.

    Abss!

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bem explicado! O texto super fácil de ser compreendido e mesmo que a gente pense que sabe, sempre tem algo para os acrescentar!
    Como as crianças estão conscientes!! Adorei o alerta que a Ticiane fez da Dengue!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Bento.
    Eu sou outro que ainda confunde poesia com poema, mas acredito que, depois deste excelente texto, não confundirei mais os termos.
    Pelo que entendi, poesia é a mensagem e poema a mídia em que ela é transmitida.
    Abraço, bento.

    ResponderExcluir
  12. Bento, querido amigo, de fato é, e com certeza, uma verdadeira aula o que você nos proporciona nesse precioso e rico espaço de seu blog. Aqui está uma publicação que constata essa convicção que tenho a respeito de seu blog e o mestre que nele escreve. Muito obrigado por nos proporcionar isso. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Nossa,Bento.

    Você deu uma aula e tanto.
    Sempre me perdi nesses inúmeros termos poesia, poema,poeta, poetisa.
    Principalmente poetisa que tenho o hábito de qualificar quando vejo uma poesia feita pela mulher.

    Quando digo gostei da poética da Taciane está correto?

    Obrigada
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Concordo co todos, "essa aula valeu muito".
    Existe poesia na Natureza, sim, mas o poeta a traduz em versos...É isso?
    Um poema desprovido de poesia(?) ... Pode? Isso eu não percebia, há poemas e poemas e poesias; genial! Intrigante? rs
    *)
    # Adoro ler as obras de Eça de Queiroz, "são só poesia, amo!
    Assisti a mini série 'Os Maias* e fiquei encantada; é demais, não perdi um capítulo, que linda a história dos Maias; e outras...Guimarães Rosa é eterno também; outro que amo, "li agora num Blog "Fernando Pessoa*...
    Adorei ler-te! Penso que és um mestre em Literatura.
    Quero fazer uma faculdade e minha paixão é Letras e Literatura, sei pouco.
    Beijos; da Mery*

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela belíssima aula. Você abordou aspectos para os quais não nos atentamos. Particularmente, nem sei definir o que escrevo (rss), porque apenas transfiro os pensamentos para palavras, da maneira como me vão chegando, no que chamo, por vezes equivocadamente, de versos.
    Grande abraço e beijinhos para a filhota desenhista.

    ResponderExcluir
  16. Além de talentoso e competente, você é um cavalheiro. Por onde passa, deixa um pouquinho de sua luz. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Own, que lindo o desenho dela, deixando seu blog lindo e cheio de vida! Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gostei de ver! Tomei tua aula toda, por sinal muito bem explicada.

    Suspeita

    poesia: nave-mãe;
    poeta: ave-filho;
    poema: peso-pena.

    Um abraço, Bento!

    (Obrigada por tuas palavras em sinfonia)

    ResponderExcluir
  19. Veja só, eu tinha poesia e poema como sinônimos.

    E como sempre, o desenho tá show!

    abração/!

    ResponderExcluir
  20. o desenho da tua pequenina taciane: poesia pura sem ser poema :)

    poesia/poeta: no encontro com a palavra e os infinitos mundos que abre, o poeta é a chave para a viagem solitária; o poeta? aquele que escreve, mas também o que lê, assim se apropriando dos mundos e refundindo-os no seu.

    abraço, querido amigo!

    ResponderExcluir
  21. Caro Bento Sales

    Embora, julque saber algo do poesia (vidé o meu blog Daniel Milagre), apreciei muito a leitura, porquan há sempre definições a reter. No caso de poetisa, tenho usado, fiquei a saber que indevidamente e de futuro rectificarei.
    Reportando-me ao fado, Mariza é tida como o grande expoente, e vem pisando os maiores palcos do mundo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Olá Bento,

    Conceitos tão complexos e subjetivos, explicados de maneira tão clara.

    Bela aula, professor!

    Lindo e poético o desenho da Taciane.

    Abraços e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde
    Bento
    Que bela aula que vc nos ensinou.Em suma: poesia: unidade de valor, beleza e sabedoria; poema: uma das inúmeras formas em que a poesia se manifesta, poeta: alguém que sua obra contém poesia e poetisa é (indevidamente) o feminino de poeta.Um abraço
    Com carinho
    Ana brisa

    ResponderExcluir
  24. OI BENTO!
    SEMPRE BOM SE TER UMA AULA DESSAS
    GOSTE, DA DISCUSSÃO QUANTO A DEFINIÇÃO, POETA E POETISA, TAMBÉM ACHO QUE O FEMININO DA PALAVRA, COMO QUE, DESMERECE A ESCRITORA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  25. Oi Bento,

    Boa noite! Tudo bem? Perfeito o seu texto! Jamais pensaria em tais diferenças. Acredito que poetas não devem entender tais definições, pois já verifiquei em blogs, se falar de poema, apenas como trechos.

    Bom final de semana!

    Lu

    ResponderExcluir
  26. Pois então, professor Bento de imediato, diante das suas explanações, nos faz parecer simples, e, no momento, parece ser. Mas diante de alguns textos sempre irá pairar dúvidas. Até por que existe as questões idiossincráticas,ou seja, a maneira peculiar de cada um sentir o enunciado do texto literariamente conotativo. De qualquer forma, poema, prosa, poesia ou outra modalidade artística, são manifestações muito bem vindas nesse nosso rico universo salpicado de fonemas.
    Bom final de semana e ótimas inspirações!

    ResponderExcluir
  27. Uma bela explicação Bento. Muito didática!
    Creio que a subjetividade é o fator que tanto mistura quanto também explica a diferença entre a denominação dos termos em questão.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde
    Bento grata por sua visita no meu blog. Ja estou te seguindo. Um feliz sábado. UM BEIJINHO
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  29. Perfeito texto
    perfeito quem postou
    Adorei, gosto de ler o que vc coloca
    aqui no seu Blog, refletir é muito
    gratificante
    Tenha um final de semana cheio de paz
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  30. Fala meu amigo Bento, tudo beleza?

    Fazia tempo que eu não aparecia por aqui, estava um pouco afastado da blogosfera -- o layout do seu blog até mudou nesse período, (rs) -- mas volto agora com força total.

    Por um acaso, eu nunca parei para pensar sobre a diferença entre poesia e poema. Quando eu queria fazer menção a um poema, por exemplo, eu ficava na dúvida se realmente era um poema ou uma poesia. Esse seu post, bastante didático mas sem perder a profundidade do assunto, ajudou muito a esclarecer pra mim essa dificuldade, no que eu agradeço bastante. Eu gosto de saber das coisas.

    Outra coisa interessante é com relação à forma feminina de "poeta" que você tratou aqui. Sempre cresci ouvindo que chamar uma mulher de poeta estava errado.. até que um dia surgiu a Patrícia Poeta e mudou todos os nossos conceitos (rs).

    Como você bem disse, esse é um detalhe que talvez esteja fadado ao desuso em alguma nova reforma.

    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  31. Excelente explicação prof. Bento. É sempre bom uma boa aula.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  32. Bento!
    Gostei muito bem explicado!
    A linguagem retrata algo que tudo pode
    acontecer.
    Vc tem grande talento que nos ensina, a
    obra feita em poema, poesia poetisa e poeta.
    Parabéns!
    Beijo na Taciane.
    Abraço!
    Luci Sales

    ResponderExcluir