Total de visualizações de página

domingo, 6 de novembro de 2011

Cordel da Universidade

Desenho de Taciane, minha filha de seis anos. 

Já no primeiro período na faculdade, a professora nos deu um texto falando sobre a história e o papel da universidade para que fizéssemos outro conforme nosso entendimento. Logo pensei em fazer o meu em forma de cordel. Depois que fiz, achei simples, mas a professora gostou tanto que o expôs no mural. Como o governo tinha acabado de implantar a avaliação do curso superior, alcunhado de “provão”, o que causou insatisfação por parte dos alunos veteranos, então eu incluí o tema no cordel. Ao lerem no mural, procuram-me para pedir cópias para expor em outras faculdades, porque, segundo eles, era um panfleto contra o "tal provão”, não tive essa intenção, mas dei as cópias a eles. 




Quero ter mais do que nunca
Muito mais inteligência
Para escrever estes versos
Com a maior competência.
Falar da Universidade,
O universo da sapiência.

Teve suas lutas históricas,
O que há muito se viu,
Superou bem os obstáculos
Buscando o ideal que não atingiu.
Dar-nos resposta científica
Para o que antes era vil.

Com propósito constante,
Apesar da adversidade,
Que é ter melhor futuro
A ávida sociedade;
Qualificar o discente
Pra ter mental liberdade.

É nosso maior patrimônio,
Pois trabalha pra o povão;
É ciente de que não tem
Do país digna gratidão.
Constata-se sua eficácia
Sem esse tal de provão. 

36 comentários:

  1. Olá querido Bento,

    És o "rei" do cordel e da corda, também.
    Agora, que já sei o que é "Literatura de Cordel" e você "Uma Desgarrada", podemos trocar saberes.
    Boa e bela estalada tu deste sem mão no sistema.
    A tua maneira de fazer trova, me faz lembrar um poeta português já falecido, e de seu nome: ANTÓNIO ALEIXO.
    Quando tiveres tempo, pesquisa sobre ele, se quiseres.

    Bom Domingo!

    Beijos de muita estima e luz.

    ResponderExcluir
  2. Sabe como podemos apreciar/contemplar uma pintura com mais eficácia e perceber os detalhes todos unidos para completá-lo-os dentro de nós de maneira mais intensa? É dando alguns passos para trás... Foi o que tu fizeste muito bem aqui: voltou para a gênese de ti mesmo e costurou o Bento de ontem com o Sales de hoje. Assim tivemos a chance de ponderar e analisar o nosso grandioso poeta de todos os tempos: homem sensível, do mundo, de passado, de presente e que forma uma infinidade de FUTUROS...
    Lindas suas marcas deixadas pelos caminhos, Professor!!! E a você também Taciane, que pelo visto já tem um caminho brilhante traçado para o amanhã!!!
    Entrei e agora saio mais rico daqui!!!
    Abraços e reverências ao mestre!!!

    ResponderExcluir
  3. E assim se prova
    Que o "provão"
    Não prova nada de nada.

    Muito bem, Bento!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bento! A maior prova de todos os "provões" da vida é que o tempo passa, os figurantes mudam, mas a causa ainda é a mesma: revolucionar ainda que sem causa!! Não a sua! Pois já demanda desde então a sua indignação de provas / Enem / vestibulares / e tantos outros que condensam o ser humano em valores numéricos de suas competências! Ao seu lado, estimulada com toda integridade do seu "eu" caminha a sua filha - seu "provão maior de amor humano!" Beijo ao mestre e à pupila que bebe na fonte!
    Célia.

    ResponderExcluir
  5. Lembro que n segundo grau eu tinha uma professora que falava "a prova não prova nada", e ela estava mais do que certa.
    A decoreba forçada que muitos cursos enfiam goela abaixo dos alunos não significa absolutamente nada.
    O aprendizado verdadeiro surge da vontade de cada um de buscar as respostas, e da sabedoria para se diferenciar o conhecimento válido do fútil.
    Lembro de ter feito esse Provão em 2000 e acho que ele de nada adiantou, como boa parte da iniciativas do Governo de tentarem rotular essa ou aquela instituição de ensino como "melhor" ou "pior".
    A obrigação do Estado é de proporcionar ensino de qualidade, e não de ficar inventando métodos discutíveis apenas para poder se vangloriar de seu (mal realizado)trabalho.
    Parabéns pela virtuosidade nas palavras e pela vontade de mudar o que deve ser mudado, Bento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bentinho, meu amigo!
    Passo ainda hoje, com calma. Teus textos tem que ser degustados com tranquilidade!

    Ótimo domingo para ti e família :)

    Volto!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de cordel.
    Melhor é saber que você com seu dom faz história e deixa sua marca.
    Parabéns amigo.
    Abraço forte.

    Taci um grande beijo em você..

    ResponderExcluir
  8. Ola Bento...
    Tudo bem?
    Muito interessante seu cordel.
    As vezes fico sem ter como comentar,porque tudo já foi dito por outros que antes de mim passaram por aqui.
    Mas assino abaixo de todos os coments.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bento.

    As folhas soltas, que você preenche tão bem, são fruto do seu talento em escrever as suas vivências. Ele, provão, é apenas um rótulo, um título, que não é capaz de avaliar todas as folhas soltas que ensinam muito mais, pelo mundo afora, acima do que supõem os inventores do provão.
    Obrigado pelos seus comentários encorajadores em minhas postagens do Blog. Sua participação amiga é sempre um estímulo para continuar acreditando nesse trabalho de interação.
    O desenho da Taciane parece que é uma sala de prova escolar. Ela interpreta bem as coisas.

    Um abraço, amigo.

    Boa semana para vocês.

    ResponderExcluir
  10. Bentinho, meu amigo!

    REI DO CORDEL!

    Que espetáculo de Cordel!
    Não tenho a técnica para avaliar, meu amigo, apenas minhas impressões, que apontam para um Cordel muito sincero, que navega pelas palavras vividas de verdade. Oportuno, e diria até, inovador, mesmo sendo um trabalho do passado.

    Grande abraço da amiga de sempre!

    Beijinhos a Taciane! Seus desenhos são maravilhosos princesinha!

    ResponderExcluir
  11. Bentinho,
    acabei de ler teu comentário por lá!
    Ficaria muito boa se a tua sugestão de publicar as homenagens, se concretizasse. Em 18 de novembro o Humoremconto faz 1 ano, seria oportuno. Você mesmo já me fez um Haicai, está guardadinho.
    A questão é que não tenho tempo para organizar tudo em um único post. Tenho receio de esquecer alguém, até porque algum material me chega por e-mail, foi o caso desta do Evaldo.
    Esse contexto de falta de tempo, não que sejam muitas homenagens, mas a maioria está em comentários, eu teria que pegar todas as postagens, desde o início, do dia 18 de novembro, para não esquecer ninguém... nossa! Não teria como.

    Grande abraço! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bento, de novo eu rsrs
    Não, na verdade nem são tantas homenagens assim não, mas tenho receio de esquecer alguém. O ideal seria pegar um comentário de cada pessoa que comentou até hoje no Humoremconto, e que ainda comenta, e transformar em post, ou dividir em vários e publicá-los de vez em quando, mas ainda assim precisaria de tempo.
    Minha filhinha ainda está com uma gripe que não vai embora, como se não bastasse o trabalho e outras tarefas, para ficar bom um post destes, teria que contemplar todos, e isso envolve pesquisa, atenção, etc...
    E só tenho a madrugada, que é quando escrevo também! rsrs
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Fala Bento,

    Eu acho que o governo deveria arrumar um jeito de avaliar o nível dos estudantes universitários, que serão os profissionais de amanhã, mas sem essas provas funestas. Muita gente boicota esse tipo de coisa porque é feito de forma obrigatória, num domingo, sem valer nada para o estudante. Acho que deveria haver uma outra maneira mais eficiente.

    Excelente cordel meu amigo, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Bento,

    Tudo bem com vocês?
    Agradeço o teu terno e elogioso comentário, que deixaste no meu blog.
    Não te revelarei o final da história. Quero, que "fiques com água na boca", com ansiedade e desejo (não ligues, sou assim, intensa, mas tenho a cabeça no lugar).
    Este texto nasceu de uma conversa entre mim e uma colega nossa, vinte anos mais nova que eu, que me descrevia uma situação por ela vivida e muito semelhante. A mulher conta todos os pormenores. Homem, já não procede assim, até porque vocês não são, nem estão para detalhes,(O Roberto Carlos é que tem uma canção com esse nome) querem o produto final, e se for fabrico em série, como na antiga Fenícia, tanto melhor (ainda sei História!!!!!!!!).

    Excelente semana.

    Beijos de muita luz.

    PS: Quanto à minha exigência comigo e com os outros é própria de mim. Sou virginiana e penso, que tudo tem de ser perfeito e perfeccionista. Já não mudo, está bom de ver, porque "Burra velha já não aprende linguagem".

    ResponderExcluir
  15. Excelente cordel Bento. Feliz do poeta que lapisa seus pensamentos assim como vc. Sua filha está desenhando lindamente a cada dia.Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Bento, concordo plenamente quando as pessoas o denominam como, o rei do cordel. Tens um talento nato para criações desse tipo, o que só de ler, imagino que não seja nada fácil. Aplauso para você, amigo. Passar por aqui é acima de tudo, aprender.

    ResponderExcluir
  17. Meu amigo, você é craque nessa arte. E suas palavras traduzem posicionamento sério. Mesmo sem intenção, como mencionou, caminhou ao encontro dos interesses daqueles que lhe pediram as cópias.
    Parabéns!!!!!

    (não poderia deixar de agradecer suas palavras afetuosas no blog da Emiliana, que me fizeram feliz).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Entra aqui que vc é convidado de honra !

    Canal pra divulgar o blog no face...e aumentar suas visualizaçoes.

    http://www.facebook.com/groups/274247739286217/
    a blogosfera no facebook !

    abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá Bento,
    Você é mesmo sensacional! O CORDEL ficou ótimo!
    Fico impressionada como você é eclético na arte
    da poesia. Eu diria que você é um poeta completo.
    A Taciane já mostrou a que veio, né? Também está com o futuro na arte garantido.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi Querido Amigo Bento!

    Primeiro...que talento da sua filha Taciane!
    Uma lindeza os desnehos, as cores...vc ja tem uma artista na tua familia.

    E vc meu amigo, quanto talento heim??

    Hai-kai, poesia, musica, cordel....

    Sua marca já esta registarada neste mundo de meu Deus!

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  21. Bento meu querido amigo, que maravilha de cordel...talento imenso o seu, desde sempre hein?
    Uma gracinha o desenho da Taciane...
    Beijos e feliz tarde!
    Valéria

    ResponderExcluir
  22. Prof. Bento, seus cordeis como já disse antes torno a repetir, são muito bem trabalhados, o sentido que dá a eles é perfeito.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Bento, vc apena expressou seu conhecimento,

    e aprosentou sua obra de inteligencia, como
    cordel.

    Vc sempre foi um gênero em tudo...
    So pra brincar e lembrar quando nós eramos
    colegas de aula, em quanto vc dormia eu passava a noite estudando para a prova, fazia até simpatia para tirar nota alta, enquanto vc
    nunca pegava na prova para ler,e sempre
    era o primeiro da classe ( rs) Eu nâo entendia porque? Hoje sei que vc nasceu com dom, de
    Deus(rs)
    Parabéns!
    Beijo na Taciane
    Abraço!
    Luci Sales.

    ResponderExcluir
  24. Prof. Bento; cada palavra proferida por vós é sem dúvida muitíssimo bem colocada neste caso. Ass.em baixo. Infeliz de quem buscar humanos perfeitos ou querer a si proprio ser. Eu penso, sou as falhas de tudo que procuro ser é assim com todo mundo não há como negar, para ser diferente teriamos que pertencer a outra espécie.
    Um grande abraço!

    10 de novembro de 2011 17:33

    ResponderExcluir
  25. Um grande abraço de agradecimento. E bela postagem, sei nem o que dizer.

    ResponderExcluir
  26. Querido Amigo Bento!
    Ja ganhei o meu dia.
    Ficar sabendo que uma artista tao especial como a Ticiane sua filhinha tem uma pagina com meus trabalhos faz meu coracao ficar sorrindo.
    E com certeza, e uma das historias que terei para contar durante a vida.
    Uma das alegrias que a ceramica me deu.
    Agradeca sua filhinha por mim e diga a ela que ela e uma artista.
    Seus desenhos sao lindos e que eu sou sua admiradora.

    Outra elegria que tive, se me permite contar ( ja contando ), foi quando mae de uma amiga minha foi me visitar e comprou uma peca minha.
    Fazia dois anos que ela tinha perdido o esposo.
    Na hora em que eu estava a embalar a peca ela me disse: A dois anos,
    desde que eu perdi meu marido eu nao compro nada pra mim.
    Este e o primeiro presente que estou me dando desde que meu esposo se foi.
    Foi dificil nao conter as lagrimas.
    Hj ganhei o meu dia. Um beijinho para Ticiane e obrigada por ter tornado o meu dia mais feliz!!
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Caro Bento

    Genial o que Ma Ferreira disse." É sua marca registrada nesse mundo de meu Deus"
    O seu cordel é feita de laços que enfeitam o seu mundo da poesia.

    Obrigada pelos haicais postados no comentário do meu blog. O meu próximo espaço ainda será de haicais e vou inserí-los.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Bento, meu querido amigo,
    Amei o poema "de cordel". Professor, vc está ficando cada vez mais craque nisso. E sua filha segue o mesmo caminho do pai. Lindo, o desenho dela. Parabéns para os dois. Sobre o "provão" também estou de acordo que "prova não prova nada".
    Obrigada pela visita ao meu blog. Adorei.
    Um grande beijo para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  29. Lindo texto,Bento.

    Passando pra te desejar um otimo fds,bjka

    ResponderExcluir
  30. Com propósito constante,
    Apesar da adversidade,
    Que é ter melhor futuro
    A ávida sociedade;
    Qualificar o discente
    Pra ter mental liberdade.

    Essa parte foi triunfal.
    Que fofo esse desenho. (:

    ResponderExcluir
  31. Folhas de outono adora visitar Folhas Soltas!
    Ai meu amigo como gosto de literatura de cordel,faz parte da cultura da minha Paraiba.
    Parabéns pela brilhante inteligência que transmites para nós em forma de polivalência ...
    estou com saudades viu!se posso?
    bjs de boa noite !

    ResponderExcluir
  32. Oi Bento..
    Tomei a liberdade e coloquei o desenho da Ticiane no meu blog ( no lado direito ). Espero que ela goste!
    Bj e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  33. Oi...
    Adoro esse tipo de literatura", o teu jeito de colocar as palavras, és um mestre, como já disseram aqui, da nossa cultura" sabes bem*.
    Que prazer te ler...
    eta, eu também adoro isso, esses versos como uma brincadeira ¨¨De palavras, nosso...CORDEL* *
    Beijos, um ótimo feriado pra ti e teus leitores.
    Mery*

    ResponderExcluir
  34. Agora voltei com mais calma,e pude apreciar seu cordel, adoro literatura de cordel,e acho que é uma base importante na revitalização da cultura nordestina. O meu amigo perdoe-me se não tenho tanta frequencia assim, mas mesmo de férias me vi atarefado em muitas coisas. Otimas postagens. Te vejo lá no meu blog, quando puder ir ja que sua opinião passa a ser muito importante.

    ResponderExcluir
  35. Prof. Só tenho a lhe agredecer. E fico feliz com tudo que acabou de dizer, e sabes ao nivel do que digo aquilo que é realidade, afinal estamos presentes no mundo, as maquinas são apenas ferramentas para a verdade que é de sermos seres vivos, imperfeitos em buisca da sabedoria que jamais é sabido, iremos alcançar. Muito obrigada mesmo.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem?

    A Ana Cecília Romeu recomendou que eu visitasse o espaço e conhecesse o cordel da universidade; e não me arrependo, a Ana Romeu sabe o que é bom!

    Ficou muito bom o cordel. Lembro do famigerado provão, uma verdadeira bobagem, apenas dados para o governo brincar de educação superior e controle. E o cordel tem essa característica que torna a crítica ao mesmo tempo "leve" e contundente. É muito bom ver que o cordel tem ganhado cada vez mais espaço e respeito e deixando aquela condição mais do que equivocada - considerada como "literatura de baixa qualidade" ou "simplista demais" em alguns meios.

    Valeu!

    Um abraço!

    ResponderExcluir