Total de visualizações de página

sábado, 24 de dezembro de 2011

Conto de Natal

Desenhos de Taciane, minha filha com seis anos.

          - Ironildo, você vai festejar o Natal?
- Não. Claro que não, Natanael. Você sabe muito bem que detesto isso. Deixo tudo com minha esposa. Se for lá em casa, participarei porque não há outro jeito, do contrário, não irei. Ficarei em casa lendo.
- Rapaz, você não muda mesmo, não é? No Natal, as pessoas se confraternizam, sensibilizam-se com os carentes, manifestam e prestam solidariedade e ajuda aos necessitados. Todos se cumprimentam e mandam mensagem de fé, esperança, motivação e votos positivos. As crianças participam da festa de aniversário do menino Jesus. Sonham e desejam receber presentes do bom velhinho, Papel Noel. É realmente um momento mágico, em que esquecemos tudo de ruim que nos ocorreu no ano corrente para termos um espírito renovado com expectativas de um ano alvissareiro. Não me diga que nunca escreveu para o Papai Noel quando era criança!
- Não mesmo. Nasci e cresci num lugarejo numa cidade do interior do sertão nordestino e lá não tinha nada disso. Somente vim conhecer essa história natalina na adolescência. Até então, nunca havia ido a nenhum festejo. Meus brinquedos consistiam em ossos bovinos, que eu fingia que eram meu rebanho. Fazia carrinho de latas de óleo de soja com as rodinhas feitas com borracha de sandália. Nunca ganhei um presente feito industrialmente. Todo seu argumento é somente um anfiguri, lugar-comum.
-Ironildo, mas agora você é um homem adulto, bem sucedido profissionalmente e, sobretudo, muito inteligente, pois poderia muito bem começar a dar valor a todas essas coisas boas que não teve não infância. Preencher essa lacuna.
- Não adianta, Natanael, porque sou ateu e agnóstico. Acho que tudo isso é apenas comércio, oriundo de uma crença que aprisiona e aliena as pessoas. Segundo os religiosos, Jesus nem nasceu em dezembro, mas no fim de setembro. E outra coisa: não existe “espírito natalino”, não. As pessoas ruins continuam como são (talvez fiquem piores) e as boas, também. Observe que o relacionamento humano piora nesse período de natal: acontecem mais roubos, crimes diversos e até o trânsito piora chegando a morrer mais pessoas que no Carnaval. Não percebo mudança espiritual, carnal nem intelectual em ninguém. Há muita ilusão, hipocrisia, demagogia e falsas promessas até para si próprio. Muitos ficam até chateados porque deram muitos presentes, mas não receberam nada. Isso não é solidariedade nem amizade, mas, sim, um suborno. Esse negócio todo é uma crendice, uma lenda urbana.  E tem mais: muitos fazem um tremendo festejo, convidam uma infinidade de pessoas, mas não convidam o protagonista, que é o aniversariante; muitas vezes, nem tocam em seu nome. Dão mais importância a esse tal Papai Noel que a Jesus.
- Meu amigo, Ironildo, percebo que essas leituras suas de filosofia e mitologia estão lhe deixando com o coração empedernido, desumano. Em algumas coisas, você tem um pouco de razão, todavia, seja lá por que motivo for, precisamos nos relacionar bem com o próximo, somos seres sociais. Não acredito que seja melhor ficar em casa lendo enquanto a família e todos os amigos estão se confraternizando e comemorando o nascimento de nosso Salvador, numa festa regada com ótimos acepipes e bebida de todo gosto. Nesta vida, só uma certeza é absoluta: somos finitos. Não há uma receita melhor para nos fazer felizes que a paz e a harmonia com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Essa confraternização não é tudo que desejamos, mas é um começo.  Deixe dessas bobagens e vamos celebrar o Natal em minha casa com sua família.
- Obrigado, amigo Natanael, pelo convite e pela paciência comigo! Você me demoveu. Vamos fazer libação a Dionísio!  

Desejo a todos visitantes do Literatura (folhas soltas) um feliz Natal.
Bento Sales
25/12/2011.





24 comentários:

  1. Oi Bento vim te dar um abraço e desejar um feliz natal pra vc e sua família com muitas bênçãos, saúde. harmonia e amor para todos!

    Agradeço o presente de te-lo conhecido e poder receber o carinho da sua amizade que foi muito importante pra mim... Obrigada!

    Bjos

    Regilene

    ResponderExcluir
  2. Olha moço....Se eu for bem sincera mesmo, posso te dizer que por horas penso como esse cara.
    Ironildo tem razão em quase tudo mesmo.
    Mas ao mesmo tempo que penso assim, um vozinha dentro de mim afirma que pensando assim eu só pioro a vida.
    Então corro pensar coisas boas.rsrsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bento! Feliz Natal! Beijinho na Taciane!
    Comparando-me a Ironildo há muito empate de pensamento! Atingi uma maturidade em minha vida que celebrar o Natal para mim deve ser diário, com a festa maior da crença na humanidade, sem pompas ou consumismo, mas na lição maior de amar ao próximo; o resto pelas festas que já tive, fiz e fui convidada pouco ou nada ficou. Apenas, os meus natais infantis que celebrados na simplicidade restaram como boas lembranças. No mais... Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Bento, esta é uma visita de Natal, em pleno Natal, onde passo para me confraternizar com você, com a Taciane; com os demais familiares e amigos seus, independente do pensamento do Ironildo da história. Obrigado por nos brindar com essa reflexão, onde a descontração, a solidariedade, o espírito inventivo, ou mesmo o invisível, mas sensível espírito natalino nos envolve em fraternidade.
    Um ano novo feliz, repleto de realizações para vocês todos.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal Que o nascimento do menino JESUS nos traga a esperança de Paz , Harmonia, Felicidades a nós todos !!

    ResponderExcluir
  6. Acho bem interessante esse tipo de conto, quando há os dois lados da moeda, e o leitor que julgue por si só.

    Sou Cristão, mas concordo com a maioria das coisas que o Ironildo falou. Ao mesmo tempo, que concordo com o Natanael no sentido de: "Antes deixar que o espírito da bondade cresça ao menos um dia no ano, do que nenhum."

    Bom texto para reflexão, principalmente na super valorização do papai Noel e no esquecimento de Jesus Cristo.

    Enfim,

    Abss! E Boas festas Bento!!

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bento,
    pois sim, este teu conto nos serve para pensarmos e refletirmos que sempre pode haver dois lados nas coisas. Mas acredito na magia do Natal, ou seja, em pequenos e singelos nascimentos divinos que acontecem em nossas vidas, sob a luz de Deus. Por si só, uma magia não? E sou cristã.
    Grande abraço!
    Feliz Natal para ti e a família!
    Beijinhos especiais na Taciane!

    ResponderExcluir
  8. Olá querido amigo Bento,

    Contador de histórias, haicais (não sei se é assim, que se escreve), tudo te assenta bem, como um terno, feito em Milão ou Paris.
    Teu conto tem duas partes distintas, duas realidades antagónicas: O crente e o ateu.
    Não sei, qual deles tem razão, mas olha, que o ateu, diz verdade atrás de verdade.

    Bom, mas no final e devido à amizade, que tinha a seu amigo, o seu coração amoleceu.

    Beijos de luz e o fim do ano civil já está correndo para a meta.

    ResponderExcluir
  9. FELIZ ANO NOVO...
    O VIOLÃO É DE UM EX NAMORADO MEU...
    ELE DEIXOU O VIOLÃO NO CARRO DE UM AMIGO DA GENTE E PEDIU PRA MIM GUARDA O VIOLÃO NA MINHA CASA.., E JA FAZ MAIS DE UMA SEMANA E ELE AINDA NÃO VEI PEGA-LO E FIZ ESSE POEMA..BJ

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo Bento Sales, 2011 me proporcionou o prazer e a felicidade de conhecer o trabalho do conceituado autor desse blog. Um mestre para nós, um professor não só por vocação mas também por excelência no fino trato com as palavras. Queira Deus poder continuar podendo passar por aqui em 2012 para poder me alimentar dessa fonte de sabedoria e inteligência. As palavras não são frases feitas para enfeitar esse comentário meu amigo, são palavras que expresso com todo meu coração. Feliz 2012.

    ResponderExcluir
  11. Bento,
    como não sei se vais postar ainda antes da virada, quero te desejar a ti e família um 2012 muito bom, repleto de coisas boas, e que o ruim e invitável, seja pequeno e insignificante!
    Grande abraço amigo, seguiremos pois com essa amizade bonita!

    ResponderExcluir
  12. Feliz ano novo, Bento!
    Muita paz.
    Abço.

    ResponderExcluir
  13. Caro amigo Bento
    Até aos ateus ou agnósticos o seu lindo conto é a realidade de muitos.Quem não se contagia a magia do Natal? Quem não se curva as guloseimas regadas de vinho e champagne?
    Que o Natal de todos os dias seja repleto de muita alegria iluminando sempre você e sua família.
    FELIZ ANO NOVO
    Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  14. Amigo Bento..
    Hoje venho deseja-lhe um feliz 2012. Com paz, saude, força, amor e determinação.

    Que voce juntamente com tua familia posssa desfrutar de cada minuto de felicidade que a vida lhe oferecer e crescer com as dificuldades.

    Bj

    ResponderExcluir
  15. Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se,
    rogamos a Deus que abençoe todos nos, que ilumine nosso caminho,
    afastando de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante.
    Tenhamos força e tranqüilidade para enfrentarmos as tormentas
    que hão de vir e que os sentimentos de coragem,
    superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias de 2012.
    Que nossa amizade seja cada dia mais profunda e de entendimento e carinho.
    Um Feliz Ano Novo Para Você.
    Para todos nos.
    Beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  16. Amigo Bento Sales, teu texto é um convite a reflexão realmente. Te confesso que fiquei por alguns minutos parado analisando a situação, pois os argumentos de ambas as partes encontram fundamento. Acho que o fundamento de toda a religião deve ser o amor ao próximo, então nesse caso vale a confraternização, mesmo para quem não professe o Cristianismo, seja rendendo tributos a Dionísio ou Baco, mas que sejamos todos mais humanos e saibamos estender a mão ao nosso próximo. Um abraço e parabéns por teus escritos

    ResponderExcluir
  17. Bento, parabéns, pelo o belo conto de natal!

    Natal, é a época que as pessoas ficam mais
    cheias de vida, amor, alegria, criando uma
    vida de paz, e farternidade.
    Que o Espirito Santo, ilumine a sua casa.
    Que dias melhores vai sugir em tua vida e
    que todos os teus sonhos possam ser realizados,
    pois pessoas como vc merecem uma vida feliz
    e abençoada por Deus!
    Feliz ano novo, cheio de muita paz!
    Beijo na Taciane!
    Abraço!
    Luci Sales.

    ResponderExcluir
  18. Meu querido e especial amigo, muito obrigada pelas palavras que me deixou. Reafirmo minha alegria por ter conhecido seu espaço, ultimamente abrilhantado pelos desenhos da filhota.

    Os mesmos sentimentos colocados nesse post servem para todo o ano de 2012 : " Não há uma receita melhor para nos fazer felizes que a paz e a harmonia com Deus, com nós mesmos e com o próximo."

    Tenha um maravilhoso ano, junto a sua família, realizando, com sucesso, todos os seus projetos de vida.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi, gostei desse conto de Natal*, devia ter lido antes, eu pensava que só eu não gostava de Natal, porque me deixa triste, então "esse nordestino que não comemora é como eu...por motivos diferentes, penso eu.
    Enfim há muitos que não se sentem bem por perceberem as desigualdades, quer dizer: uns com tanto, outros sem nada.
    Fico mal!
    Vim te desejar um Ano Novo de Paz e Amor, que passes com a família essa noite da virada de Ano
    e que 2012 seja de muitas Alegrias.
    Obrigada pela tua amizade, foi um presente que ganhei nesse ano.
    Espero que continuemos todos juntos "a familia da Blogosfera"...
    Um forte abraço, Mery*))

    ResponderExcluir
  20. Amigo Bento,
    Lindo o texto que nos faz refletir, que devemos fazer de nossas vidas um eterno Natal, e presentear nossos amigos com a felicidade, sinceridade e simplicidade...Um Feliz 2012 cheio de Prosperidade e Paz..Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Bah Bento, deixa eu te contar. Lembrei de ti segunda-feira.

    Li em dois dias o Clube da Luta (o mesmo do filme com o Brad Pitt) do autor Chuck Palahniuk.

    E no livro pra passar o tempo, no trabalho dele, o protagonista escreve haicais. Vou colocar dois que ele cita. Porém a quantidade de sílabas em cada haicai eu acho que ficou errada por causa da tradução.

    As operárias são livres
    Os zangões também voam
    Mas a rainha é escrava

    ----#----

    As flores nascem e morrem
    O vento traz borboletas ou neve
    A pedra nem percebe

    Esse são dois que tem no livro. Mas tem outros. Tô te dizendo isso, pq se eu não tivesse visto no teu blog, com a tua explicação, nem saberia o que era um haicai. Teria que pesquisar e como no interior, na casa da vó não tinha PC, ficaria perdido nesse trecho do livro. hahahaha

    Vou tentar fazer uns no mês de janeiro e te mostro. :D

    Abss!

    ResponderExcluir
  22. Penso que a época do Natal nos traz à tona a máxima: "quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia o bem, colhe bondade!"... portanto, sempre é tempo de mudar e sermos melhores.
    Agora, se tem consumismo, Papai Noel, árvore e comilança... isso tudo faz parte!
    Assim como tem abraço, carinho, amor, benevolência, a lembrança e comemoração do nascimento do Cristo e da sua vida entre nós e a fraternidade entre todos!
    Enfim, uma data importante para nos darmos conta de que não estamos sozinhos no mundo!

    Um ano novo de muito sucesso e alegrias para ti e tua família, Bento!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Bento!
    "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso". (Charles Chaplin)
    Obrigada por sua companhia nesse ano que se finda! Feliz 2012!!!!

    ResponderExcluir
  24. UM conto que convence e explica motivos das pessoas. Amigo Bento podemos ter motivos diferente, mas somos sempre felizes quando deguramos na mão do aniversariante Cristo e seguimos em frente.
    Um ano novo sagrado!!!!
    Beijos Na taciane que fez como sempre um lindo trabalho e bençãos para tua família querido!!!
    Carla

    ResponderExcluir