Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2011

A PROCISSÃO

Desenho de Taciane, minha filha de cinco anos.

Às dezenove horas, de treze de maio, chegaram à Igreja São Sebastião, no centro da cidade, de onde começaria a romaria, Teófilo e sua equipe para acompanhar a procissão com o propósito de fazerem um trabalho sobre Festas Religiosas como avaliação da disciplina Cultura Brasileira, do curso de Letras. A praça estava repleta de beatos. Para Teófilo, aquilo era uma diversão, um sarau, pois se declarava ateu. A multidão se multiplicava como um formigueiro assanhado. Era gente de todas as classes sociais, raça, cor, deficiências e muitas crianças de três anos em diante para auxiliar os pais a pagarem suas promessas pela graça alcançada. Todos portando uma vela dentro de uma embalagem plástica de refrigerante cortada ao meio. E, alguns, além da vela, levavam uma representação do milagre alcançado, como uma maquete de casa na cabeça, foto de um parente e imagem de Nossa Senhora de Fátima em estátua e em santinho. Tudo isso era novidade para Teófilo.
            Ás dezenove horas e quinze minutos, começou finalmente a procissão. Da Rua Dez de Julho rumo à Avenida Getúlio Vargas. Teófilo com uma câmera fotográfica pendurada no pescoço, seguia do lado direito do cortejo, próximo do carro que levava a imagem-mor da Santa. Os demais colegas ficaram uns entre os devotos e outros à margem esquerda deles. Teófilo, cinicamente, seguia junto dos fieis com uma vela na mão, que uma velhinha lhe deu, fingindo que rezava e cantava as ladainhas num coro com os beatos. Ora ele achava cômico, ora, ridículo. Pouco a pouco, seu coração empedernido começou a amolecer e, às vezes, sentia-se um intruso, um impostor no meio daquela gente que demonstrava tanta fé e devoção, mesmo que fosse a algo que para ele não representa divindade alguma. E a caminhada seguia lentamente com os romeiros cantando e rezando Ave-Maria na avenida em direção à Rua Tarumã, onde se localiza a igreja da santa padroeira. Durante a procissão, as pessoas saíam de suas casas ou ficavam na porta ou janela para participar ou apenas como curiosos. O aluno de Letras questionava sobre como uma pequena imagem podia arrebanhar tanta gente. Um ser sem vontade própria e sem vida poderia ter a capacidade de fazer milagre? “Será que a humanidade é estúpida ou sou um insensível ou incrédulo”, refletia. Seguia atento a qualquer movimento registrando tudo com sua máquina fotográfica. A correição humana seguia tão densa que parava o trânsito até nos cruzamentos. Ao chegar à Rua Tarumã, Teófilo estava tão engajado quanto os outros séqüitos. Já não mais se sentia um “corpus alienum”, mas sua crença ainda era vacilante; empirista como era, sentia-se atraído mais pelas pessoas do que mesmo pela Santa. Muitas vezes, achava que era exercido pelo ícone sacrossanto. Não sabia definir esse sentimento. O fato é que estava envolvido emocional e psiquicamente. Às vinte e uma horas, chegou finalmente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Praça 14 de Janeiro. Foram saudados por uma multidão que os aguardavam próximo e dentro da igreja com uma saraivada de fogos de artifício. Teófilo ficou emocionado e empolgado com a recepção; doravante, ele não perderia mais nenhuma procissão. Ah, ele tirou dez em seu trabalho, único na disciplina.


14 comentários:

  1. As pessoas são egoístas em seus pensamentos e pontos de vista. Muitos se dizem ateus, sem ao menos ter tido alguma experiência religiosa.
    Ter fé ou acreditar na fé divina, não prejudica ninguém, nem a saúde da mente e do corpo.
    Na minha ignorância, eu creio, que se todos seres humanos seguissem os princípios que Deus nos ensina, o mundo seria constituído por humanos de bom coração.
    Sabe qual o lado podre da maçã? A Humanidade!
    (desculpe pelas palavras, mas as vezes penso nesses jovens perdidos, entregues ao modismo do mundo, achando-se os donos da razão e sem crença em uma coisa que em nada vai lhes prejudicar.)

    Reflexivo teu texto, espero que todos que passarem por aqui possam receber a mensagem como ela foi proposta!

    Um bom final de semana meu amigo, é sempre muito bom te ler!
    Abraço! Bjo na filhota!

    ResponderExcluir
  2. Bento, A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos,grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis, tiveram legitimação religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.

    Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteveram seu fim. A Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais.

    Abraços meu querido amigo, Bento.
    Adoro ler esses teus textos reflexivos.
    Tenham um ótimo final de semana.
    Beijaum na Taciane.

    ResponderExcluir
  3. Olá seu Bento! Gostei muito do conto. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Grata por tuas palavras professor. Tanta violência pra todo lado deixa a gente triste, por vezes penso: e meus netos? Bom nem pensar em tanta coisa triste por ai.
    Sobre seu texto, ótimo conto, muito bom de ler. Lembrei-me de quando era criança, ouvia histórias de ladainhas nas ruas, vovô contava que na época dele tinha sempre estas procissões. E eu cresci sem vê-las. Um dia já adulta cheiguei em uma cidade pequena para uma festa de rodeio, e para minha surpesa, vi pela primeira vez; a fé que reune as pessoas e suas luzes. Muito bonito. Não pelo tanto gente apenas, mas o motivo pelo qual elas se uniam: a fé.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. A fé não se explica. Não há formulas ou métodos de se ter ou aumentar a fé. Ela acontece.
    O percurso feito por Teófilo foi o que bastou para que ele provasse de sua fé. Isto é o que tem de mais maravilhoso em nossa caminhada: nos encontrar-mos... nos definirmos. E ainda tirou 10.
    Parabens por este maravilhoso conto.

    Abraço.

    Taci.. Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Bento, sua mensagem no conto me comoveu. Conheço uma pessoa que é assim mesmo. Talvez se tivesse uma chance ele poderia mudar também.

    Parabéns pelo conto!

    Beijos para você e para Taciane!

    Míriam Parente.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos comentários, aqui tenho uma curiosidade, você escreve o texto a partir dos desenhos da sua filha ou é ao contrário, acho sempre muito interessante e criativo o texto e os desenhos.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  8. E AÍ, COMO VÃO? ESTÃO BEM VOCÊS E VOCÊ CAIXA DE PANDORA? VOCÊ, LAURA?

    E VOCÊ THIERES, ADRINA E KARINE?

    ABRAÇOS PRA VOCÊS.

    TACIANE.

    ResponderExcluir
  9. Bem, minha querida. Beijos!!
    O Gatinho Lee ainda não voltou.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela explicação, e um abraço pra sua filha, até mais...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bento!
    A fè é uma certeza absoluta, è o firme fudamento
    das coisas que nâo se vêem...
    A biblia nos diz que a fè vem pelo ouvir da
    palavra de Deus, se vc nâo buscar, nâo terá fé.
    Bento, gostei muito do seu conto.
    Ele nos dar uma mensagem maravilhosa.
    Abraço, e beijo na Taciane.
    Lucivan Sales.

    ResponderExcluir
  12. Infelismente professor é um absurdo certas condutas sociais quando o assunto é perigo nuclear. Querem trazer o lixo produzindo em Angra dos Reis para Goiânia. Acho um absurdo tal conduta, pois não devemos produzir aquilo que não queremos para nós mesmo, nem mesmo presentear as pessoas com isto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Caraca muito bom mesmo.
    Depois eu que tenho imaginação fértil.
    Você é ótimo em contos e crônicas.
    Quanto ao anônimo que perguntou de mim....
    Estou indo....
    Bento seus anônimos são educados, os meus falam cada besteira cabeluda.

    ResponderExcluir
  14. a fé é uma coisa q não se discute
    mts dizem q temos q seguir a bíblia
    todas as coisas q as escrituras dizem q devemos fazer.
    e quais são elas?
    todo mundo sabe:é fazer o bem e evitar o mal,ser caridoso com os pobres,ler a bíblia,orar e ir a igreja.coisas assim.
    não a bíblia não lhe diz para seguir regras.
    ela éuma imagem de Jesus,ainda q as palavras possam dizer o q Deus quer de nós é impossível fazer isso sózinho.
    não é possível q um ser humano se ache capaz de viver a glória de Deus sózinho.
    claro temos q admitir q as regras são mais simples do q os relacionamentos, más as regras nunca vão nos dar as respostas para as questões profundas do coração.
    e nunca irão nos amar.

    ResponderExcluir